quarta-feira, 17 de agosto de 2011

...

Já faz quase 1 ano que nos ofereceram um velo de merino alentejano castanho. Era o primeiro velo da ovelhita. Um pêlo muito fino e curto. Demorei muito tempo a ganhar coragem para trabalhar esta lã.


Antes de ir de férias cardei com muito cuidado pequenos pedaços de lã, coloquei-os lado a lado até ter volume suficiente para fazer um rolag. Depois das férias foi fiar com a calma necessária.


O fio não ficou muito uniforme, por culpa da fiadeira que ainda não tem mão firme, mas também pela preparação do velo. Continuo a achar que cardar à mão é uma arte muito difícil. É dificil distribuir homogeneamente o pêlo e retirar todos os nós. Quando se está a fiar, volta não volta aparecem uns grumos, e o fio vai variando de espessura.


Fiquei com uma meada de 110 gr e 130 m. 9 /10 wpi (warp per inch ou voltas por cada polegada) o que segundo as tabelas sugere agulhas 5 a 8mm.


Agora falta decidir o que fazer com a meada. Não é muito grande, por isso talvez dê uma gola ou um pequeno xaile. Demorei um ano a fiá-la....espero não levar outro a tricotar ; )


Alguém tem sugestões?

2 comentários:

  1. quanto a cardar à mão vi no Ravelry um cardaor grande manual mas que não implica esforço. eu não conseguiria fazer as cardas que vos vi, nao tenho força.
    quanto à meada não sei, ela está tão linda. Alguma coisa muito esspecial, veja este
    http://www.ravelry.com/patterns/library/saroyan
    aproximadamente 100 grm

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar