quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Preparação dos Velos 2011 - Lavagem

Este é o segundo ano que tenho acesso a velos vindos directamente do produtor. No ano passado, ainda muito verde na matéria, fiz várias tentativas de limpeza da lã e de cardagem. Os resultados foram variáveis e quando comecei a fiar em roda, percebi que eram longe do desejável. A lã ficava pegajosa e cheia de pequenos nós, o que torna muito difícil fiar um fio homogéneo.




Procurei toda a informação que consegui. Comecei pelo Alden Amos ( a bíblia da lã), procurei na net descrições do processo industrial e artesanal da lã, li vários blogs....e cheguei a um método que já produz resultados agradáveis. A qualidade do fio depende em grande parte da preparação da lã, daí a importancia destes passos.

A preparação dos velos envolve 3 passos principais: a lavagem, abertura da lã e cardagem.

Foi assim que lavei a lã:


- 3 banhos de àgua fria, o primeiro com sabão. A àgua saiu barrenta, de tal modo que nem conseguia ver a minha mão. Repeti banhos frios até a àgua sair límpida e sem sabão .

- 3 banhos de àgua a 45ºc. A lanolina dissolve-se a 45ºC e liga-se ao sabão. Passei por mais 2 banhos quentes até a àgua voltar a sair limpida e sem sabão.


A seguir é deixar escorrer e secar.


Comecei com 2 velos, 3.2Kg no total. Depois de seca já só tenho 1.85Kg, uma perda de peso de 42% ! Acredito que esta percentagem ainda aumente um pouco, apesar de lavadinha ainda tem muita matéria orgânica e terra. Mas isso fica para a próxima fase...a abertura da lã.

1 comentário:

  1. Que bom encontrar este post! Lavei lã pela primeira vez este Verão. Com tinha mesmo muita lã acabei por ter de fazer tudo mais por intuição. Dei-me conta não tinha maneira de aquecer tanta água... Resultado:deixei os alguidares ao sol do meio dia, aqueceu a água por si! Mas para o ano espero fazer uma experiência mais controlada - é bom encontrar algumas ideias mais concretas e de alguém com mais experiência!

    ResponderEliminar