segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Preparação dos Velos 2011 - Abertura e cardagem

A seguir à lavagem vem um processo muito entediante, longo e demorado, mas apesar disso necessário.  A abertura da lã.

O objectivo é preparar a lã para cardar. Separam-se as fibras, retiram-se os nós, a "penugem" e muito lixo. O melhor método é abrir a lã à mão, os dedos sentem melhor que qualquer utensílio o que está a mais. Mas também é o mais demorado...Existem máquinas que nos facilitam a vida, mas só se tornam rentáveis para quem tem muita lã para tratar. Não sem o nome em português, em inglês são wool pickers e parecem máquinas de tortura mediaval. (Quando tiver oportunidade é a minha próxima compra! )

A seguir é só cardar (também não é um processo rápido) e enrolar os rolags. A lã fica pronta para trabalhar, quer fiar ou feltrar.

Ainda não acabei de cardar os 3.2Kg iniciais de lã. Mas pela amostra vou obter  1.8Kg de rolags prontos a usar. No total há uma perda de 44% do peso de lã suja. Quase metade! Uma grande parte é terra e sujidade. A parte mais pequena é a lã desprezada, a que não dá para fiar. Mas mesmo assim ainda é um grande volume de lã. Até ao momento ainda só descobri dois propósitos para estes restos: para enchimento ou para feltrar.

3 comentários:

  1. dava-me muito jeito ter uma coisa dessas mas confesso que me faz alguma impressão. não se aventuram a fabricar uma maquineta dessas?
    também me dava muito jeito um tambor para cardar. este ano tenho muito pelo para tratar mas muito pouca coragem para o fazer...

    ResponderEliminar
  2. A tua lã ficou tão bem! A minha ainda tem muito lixo, mesmo depois de abrir... Vamos a ver se depois de cardada fica melhor!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia os wool pickers mas parecem-me muito interessantes e práticos... Quem sabe não arranjo um...P.S. Os rolags estão perfeitos!

    ResponderEliminar