sábado, 25 de junho de 2011

Aproveitar para Experiências

Quando se prepara lã a partir do velo, sobram muitos restos que não se conseguem aproveitar para fiar. Os restos do velo vão se acumulando e não os consigo deitar fora, ainda me parecem bons para fazer qualquer coisa.

No S. João fiz a minha primeira experiência de feltragem. Usei um tapete de palhinha e fiz como mostra aqui. Não é muito difícil, na verdade até feltra bastante rápido. Os resultados não são os espetaculares mas com a prática vai melhorando. A lã que uso (de segunda escolha) tem muitos nós e borbotos e torna-se difícil fazer uma tapete homogéneo, mas mesmo assim gosto do resultado.



Enquanto melhoro a técnica vou usar estes pedaços de feltro caseiro para fazer testes de tinturaria (2 em 1!).

A primeira tentiva foi com Powerade. Não tenho ideia se esta bebida é útil aos desportistas nem ao que sabe, mas o azul sempre me prendeu a atenção e o azul do Powerade é vibrante.

Usei o método do microondas e fiz duas tentativas, uma com vinagre outra sem.

Mergulhei a lã no líquido e pûs no microondas por 2 min na potência máxima, deixei arrefecer (2 ou 3 horas) e voltei ao microondas por mais 2 min. A lã absorveu a cor toda num instante, mais houvesse mais absorvia.

Não notei nenhuma diferença entre os dois testes e depois de procurar na net, percebi que a bebia já é ácida (2.25!!) e não precisava de vinagre.

Gostei do resultado final, embora não tenha ficado tão vibrante como a cor original. Se aumentar a proporção de líquido em relação à lã devo conseguir melhores resultados. Fica para uma próxima vez!


Sem comentários:

Enviar um comentário