segunda-feira, 28 de junho de 2010

Fim-de-semana

Este fim-de-semana foi esquisito. No domingo estava vento suão, um vento quente e amolecedor… que sensação tão estranha, que indolência tão grande… há tantos anos que aqui vivo e só agora percebi porque as pessoas se queixavam do vento suão. Parecia que o céu estava baixo, não se conseguia respirar. Só melhorou ao fim da tarde, com a trovoada.

Mas o sábado foi produtivo. Foi isto o que resultou de umas ideias que estavam à espera de ser concretizadas.



Um niddy-noddy (como se dirá em português? Sarilho?), mas parece-me que resultou um pouco comprido. Temos que experimentar, já estava a fazer falta.
Com o resto da cana fiz uma caixa para as agulhas de crochet. Foi só fechar com um bocadinho de cortiça.
E por último, umas agulhas de tricot, nº 9. Vamos ver se sabem tricotar. Pelo menos são levezinhas.
Estes trabalhos lembram-me um papagaio de papel, feito há muitos anos, na praia da Areia Branca, e quem o fez. O papagaio nunca voou mas a habilidade de quem o fez era maior que a minha. Lembro a estrutura, o papel e as tentativas para o fazer voar. E as histórias do “Vasco Lourenço” que o meu irmão inventava a caminho da praia. O nome estava no ouvido, na altura, e o protagonista era sempre um menino, chamado Vasco, que ia fazer recados à mãe e trocava sempre tudo. Nunca acertava uma. “Foge cão, não me faças trocar toucinho por sabão”.

Entretanto a mantinha vai crescendo.



Tem quatro quadrados, só faltam 5. Tendo em conta que cada quadrado é feito com 4 quadradinhos, só faltam uns 20. É um trabalho simples de se fazer, os quadrados são feitos na diagonal, a meio muda-se a cor. Não é preciso muita atenção. O pior é coser… não gosto de coser, é preciso muita atenção para os quadrados ficarem certinhos e não ficar com buracos no meio. Mas a mantinha vai ficar jeitosa. A “lã” é macia e quentinha, boa para o inverno. Vamos então continuar a manta, até acabar a lã.

2 comentários:

  1. Na Beira Alta, terra dos meus pais, ao sarilho chamavam também argadilho, tenho um, quando lá fôr tiro uma foto para vos mostrar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lapizdecor. Foi no seu blog que vi a manta de quadrados que me deu a ideia de como concretizar a minha manta inspirada em azulejos. Obrigada pela partilha e pela simpatia.
    beijinhos

    ResponderEliminar