domingo, 6 de junho de 2010

A Lã

Quando estamos a aprender fazemos muitas asneiras, principalmente quando estamos a aprender sozinhos. O que nos vale são as ajudas que vamos encontrando na blogosfera, como é o caso da DonaPontoMaria, vamos trocando opiniões e talvez cheguemos a bom porto.
Começámos em Maio com as tosquias, o que nos valeu foram estes ajudantes…


Neste feriado começámos a lavar a lã. Como podem ver está bastante suja.


Quanto à lavagem da lã.... tinha uma guardada do ano passado. Está amarelita. Deve ser de ter sido guardada tão suja. Experimentei lavar na máquina mas não gostei. Ficou um bocado feltrada, apesar de ter sido lavada com água fria, detergente e sem centrifugar.

Ainda com a lã do ano passado, e depois de ter ouvido a Tita Costa, no workshop de fiação, fiz mais simples. Enchi um alguidar com água quente do esquentador e deixei lá a lã uma meia hora. Primeiro tirei-lhe a porcaria maior, porque estava mesmo suja.


Tirei a lã para um cesto da roupa, que até está partido por baixo, e deixei escorrer a maior.

Repeti mais 2 vezes.
Deixei-a secar ao sol no tal cesto que é bem arejado, mas tive que a virar várias vezes para secar por igual.


Notei a lã mais oleosa que a lavada com detergente na máquina. Segundo a Tita a lã com alguma gordura é mais fácil de fiar e parece-me que sim.
Quando repeti, com a lã deste ano, fiz igual. A lã ficou ainda muito suja mas macia e fácil de separar as fibras só com as mãos.


Ainda não experimentei com o fuso. Quando experimentar dou notícias.
Mas a próxima vai levar um bocadinho de detergente para ver se fica mais limpinha e se se continua a trabalhar bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário