sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

...

Gosto de formas diferentes, já o escrevi aqui. Por vezes andam ideias à solta, em papelinhos... esta andou por alguns antes de tomar forma.
Gosto de tricot circular, gosto de trabalhar com 5 agulhas, gosto de tricot rendado.
Também gosto de xailes e até os uso...
Assim surgiu ente xaile, juntando estes 3 gostos. Utilizei como ponto de partida  um modelo de naperon antigo, que encontrei num livro que a mana me ofereceu no Natal de Setembro do ano passado (sim, o Natal é quando uma mulher quer). Como passar de um circulo a um xaile? Dividi o circulo em terços e nos dois superiores tentei fazer um triângulo com a base em redondo utilizando voltas curtas.
O princípio desta ideia começou já há bastante tempo quando experimentei imitar um xaile feito a partir de um quadrado. Este blog é uma verdadeira inspiração.


 
O xaile foi feito com lã Austrália, da Brancal, minha preferida para muitos trabalhos, e agulhas 3,5. Não ficou muito grande, será talvez um xaile levezinho de verão, mas poderá ser um modelo a repetir com algumas alterações... talvez com um fio mais grosso se consiga um efeito bonito... talvez fazer os triângulos envolventes de outra forma...

 
 
 
Terminado e enviado à sua jovem dona foi também um xaile cor de rosa, cor preferida de quase todas a meninas. Foi começado nas férias e rapidamente foi concluído.
 

 
 
 
Mais actual foi a descoberta que fiz ontem. É curioso como encontramos alguns blogs de que ficamos logo fãs. Foi o que me aconteceu quando andei à procura de mistura de especiarias para bolos e encontrei este bolo feito com melaço. Não é muito doce mas muito saboroso. Não tirei foto porque não deu tempo, mas digo-vos que vale a pena a descoberta.
De resto o blog é por si só uma descoberta, pelo menos para mim... apesar da curiosidade, nunca experimentei cozinha vegetariana, parece-me que este blog me oferece uma boa oportunidade de tentar, pelo menos um dia por semana. Vamos ver no que dá.
 
 
 
 

4 comentários:

  1. O xaile ficou super original, parabéns! O bolo deve ter ficado um espanto! Hoje fiz um de iogurte e junteilhe canela e noz moscada. Só não juntei o gengibre por pergiça de o ralar...

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  2. quando é que a meada dobada adere ao facebook?
    é que a minha tarefa ficava bem mais facilitada!
    vá lá!! só uma página o que é que custa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosário, não é por falta de tempo, é mesmo por falta de assunto. Acho o facebook demasiado rápido, ou por outra, passa tudo demasiasdo depressa, mas vamos considerar a proposta, ;).
      Beijinhos e continuação de bom trabalho.

      Eliminar