terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tantos Xailes?

Fazer xailes é um hábito…


Talvez o xaile seja a peça de tricot mais fácil de fazer e de usar.

Normalmente um xaile faz-se rápido. Como gosto de os começar por cima eles crescem muito depressa. O pior é quando se chega às voltas mais longas, aí não há nada a fazer…. é só continuar.

De cada vez que faço um xaile imagino algumas alterações ou alguns pontos, e como ficarão num xaile. Começam logo a crescer na minha imaginação.

Tanta introdução para apresentar mais um.

Tenho feito alguns construindo 3 triângulos, em vez dos tradicionais 2, para tentar obter uma peça mais envolvente, que não caia durante o uso.

Cá está ele bem esticadinho.

A este juntei uma barra rendada que encontrei num livro antigo. Este padrão chama-se Kildare Edging. Achei-o simples e vistoso. Para fazer as tiras centrais retirei as "conchinhas", que depois acrescentei para fazer o remate do xaile.
A lã utilizada foi a Mé-mé 2 ply da Retrosaria e as agulhas foram 3,5.

Ficou envolvente. Não é muito comprido mas é o suficiente para aconchegar sem pesar ou prender os movimentos.








Outras coisas boas da vida são, por exemplo, ir à Lardosa participar num Passeio de Pasteleiras. Correu mesmo bem, o ambiente era muito alegre e descontraído. Viva a boa disposição.


3 comentários:

  1. concordo com tudo. eu também adoro fazer xailes e usá-los. ao contrário do que sempre achei, os xailes podem usar-se de muitas maneiras e dão por isso para muito género de pessoas ;)
    nota: quando tiverem novidade sobre o fabrico daqueles instrumentos de tortura medievais.. digam por favor. tenho lã a precisar deles e se estiver ao meu alcance, estou na fila para os comprar.

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostei muito do xaile, achei a ideia de fazer três partes genial, fica tipo uma capinha confortável. Lindo, lindo.
    Bom feriado, bjos doces

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu devo ser a pessoa mas "anormal" que existe (leia-se anormal, como não sendo normal). Não acho que usar xailes seja prático. Gosto de casacos, coletes, etc, etc, etc, mas de xailes nem por isso! Mas não quer dizer que não os aprecie, e esse ficou bem giro! Concordo contigo numa coisa, esse modelo é muito mais funcional!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar