sexta-feira, 8 de julho de 2011

Xailete Alentejano

Ao longo destes últimos meses (ou ano?) tenho visto vários trabalhos em fair isle, lindas cores que fazem um lindo efeito final, trabalho difícil que exige empenho e atenção… gosto assim. Mas as cores que tenho à minha disposição não se adequam aos modelos que ia vendo.
O tempo era pouco, a vontade de experimentar estava à espera da altura própria para se tornar forte.

Entretanto a “Ervilha Cor-de-rosa” lançou a beiroa em castanho. Vi alguns trabalhos a duas cores (crú e castanho), gostei muto da combinação.

Há muito muito tempo “O Expresso” editou um conjunto de folhetos sobre o artesanato português. Ficaram-se sempre na memória.
Não tem muitas novidades, as fotografias que lá estão aparecem hoje em dia, talvez mais actualizadas. A fotografia da contracapa mostra o padrão de uma manta alentejana, a duas cores.

Conjugando estes 3 factores nasceu este Xailete, nem xaile, nem xailinho, xailete é que é! Xailete Alentejano, feito com lã da Serra da Estrela. É pequeno mas suficiente para tapar os ombros e não prender os movimentos. Só lhe falta um botão para fechar como deve de ser. O botão também foi “encomendado” tentando manter o espírito natureza.






Antes de mais devo dizer "gaba-te cesto, amanhã vais à vindima", mas parece-me que ficou mesmo bonito.

1 comentário: