quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Meada Tang

Uma mana fia e a outra procura dar-lhe destino.
A primeira meada da mana é pequenina e "tosca". Sempre é a primeira... tem muita aprendizagem entrelaçada nos seus fios. A lã das minhas ovelhas tambem pode não ser a mais bonita ou a mais macia ou a mais fácil de fiar... mas é a que temos. É proveniente de ovelhas Ille de France.
Este ano ainda não fizemos a tosquia, mas está para breve. Com o que aprendemos com a lã do ano passodo já sabemos como não a devemos tratar e temos umas luzes de como fazer bem... vamos experimentar outros métodos - limpeza, água quente e sabão. talvez resulte melhor.

Esta meadita, a tal primeirissima, deu-nos oportunidade de experimentar uma coisa que há muito viamos na net e nos dava curiosidade - tingir com Kool-Aid. O método parece facilimo: apenas com pacotes de sumo e o micro ondas se tinge a lã, com cores lindas.
Pois é, acabei por descobrir que o Tang não deve ser igual ao Kool-Aid, nem em variedade, nem em qualidade.

Realmente consegui tingir a lã mas as cores ficaram um bocado desmaiadas. Salva-se um cheirinho doce ;)
Embebi a meada em água, coloquei os dois sumos - Morango e Maracujá, em dois copos de água e coloquei metade da meada em cada um deles. Foram ao microondas durante vários periodos de 2 minutos. Esperava que a água ficasse transparente como diziam as receitas da net, mas tal não aconteceu com muita facilidade. Antes do final juntei um esguicho de vinagre a cada copo no sentido de facilitar o processo.




No final a meada foi bem lavada em água fria para retirar o excesso de corante e cá está ela, à espera de um destino.



Vamos pensar em novas aventuras tintureiras...

1 comentário:

  1. arranja uma cesta de papoilas que ensino-te outra maneira. devem estar bem abertas e separa só as pétalas. por aqui ainda não estão no ponto.

    ResponderEliminar