sexta-feira, 6 de maio de 2011

Preparativos para as férias

As férias são uma altura muito ansiada, guardamos tantas coisas para fazer nas férias e quando chega a altura o tempo voa e não fazemos nem metade do que tínhamos planeado. Afinal as férias são para descansar e não para andar numa correria…
Nestas férias vou ter disponível (não é só para mim) uma rodinha de fiar. Por isso estou a começar a preparar os trabalhos para essa altura.
Andei a tentar aprender um bocadinho mais, tenho lido o livro Big Book of Handspinning do Alden Amos, na parte que diz respeito à lavagem de lã. Conclusão: andava a fazer tudo de maneira diferente.
Eu apenas lavava a lã em água quente, mas o Alden Amos sugere que se utilize detergente, tempo de imersão em água mais curtos e, muitíssimo importante, limpar muito bem a lã antes de a lavar.
Tinha cá um velo que tinha sido lavado com água fria e dei-lhe o tratamento sugerido. Lavei-a com OMO para ficar mais branquinha.
Cá está o resultado:




Ficou mais fofinha que lavada só com água. O grande defeito da preparação desta lã foi a falta de limpeza prévia da lã. Tem muitas impurezas, dá muito trabalho quando se vai cardar a lã. Também me parece que a lã não é de melhor qualidade, fica com muitos nozinhos de lãs curtas.
De qualquer forma, enquanto não começamos a tosquia, vou preparando os rolags para fiar no verão.
Tenho também uma lã castanha, oferta de uma amiga, que já foi lavada e será preparada também para fiar ou para feltrar… também é uma ideia a explorar.



Tenho também alguma lã comprada já preparada para fiar. Tenho que pensar como a posso preparar para misturar cores. A maior parte da lã é castanha mas tenho também um bocadinho de amarelo e vermelho.


Penso que combinadas ficarão bem. Alguém quer dar alguma sugestão de como ficará melhor?

Dia 3 de Maio foi dia da Santa Cruz e era dia dos anos das Avós.


Cá estão as capelas, os palmitos e os cizirões que foram semeados e cresceram às escuras para ficarem clarinhos (também já lhes ouvi chamar cabeleiras).

Sem comentários:

Enviar um comentário