segunda-feira, 18 de abril de 2011

Meada Fiada, Meada Dobada

Está a fazer um ano que eu e a mana frequentámos um workshop de fiação com a Tita Costa. Gostámos muito. Tanto que ainda não parámos. Embora o arranque seja lento esperamos que seja seguro.

Fiei a minha primeira meada, a duas cores, à mão. Gosto de fiar com fuso mas não se compara com a rapidez de fiar com uma roda. Nada nada… o resultado é muito mais imediato com uma roda.

A lã já vinha tingida e cardada. Para misturar as cores tentei cardar uma mecha de cada cor para misturar. Mas eu não gosto nada de cardar embora já tenha descoberto que é uma das fases mais importantes para quem fia. Voltando à minha meada, resolvi fiar troços alternados de cada cor. Tinha intenção de fazer um fio com dois cabos e tinha esperança que as cores se harmonizassem nessa altura. Não me parece que tenha corrido muito mal. Mas deve haver outras técnicas para fiar mais de uma cor… alguém me quer dar alguma sugestão? Como será que se fia aquelas lindas lãs que parecem um arco-íris?

O estímulo para terminar de fiar foi o Helix Scarf que encontrei na página do Spinnin Daily. Quando vi este cachecol achei-o muito bonito e ideal para experimentar o meu fio. Foi o incentivo para o acabar de fiar.

Depois foi a parte de juntar os dois cabos… mais aprendizagens. Rodar o fuso ao contrário é difícil, exige concentração redobrada.

Ainda tentei inventar uma Lazy Kate mas o resultado não foi o esperado. Foi mais fácil deixar as meaditas no chão, a correr livremente, utilizar as costas de uma cadeira para esticar o fio… lá consegui.


Cá está o começo do meu helix scarf. E cá está mais uma pista do meu KALendar, já terminada. Gosto deste desafio!

Sem comentários:

Enviar um comentário