quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Caroços, Bordados e Tartarugas

Durante a época das cerejas, andei a juntar os caroços. Queria fazer uma almofada de caroços de cereja e experimentar o aconchego no inverno que aí vem. Mas este verão não foi ano de fruta e as cerejas não abundaram, mesmo assim consegui juntar o suficiente para fazer esta pequena almofada. Tem certa de 15 cm por 7 cm.
Para a "fronha" da almofada resolvi experimentar uma técnica de bordado Japonês que me fascina muito, sashiko. A técnica é muito fácil, só requer paciência e tempo. O mais difícil foi encontrar papel químico para transferir o desenho. Parece que já não se usa. Percorri várias papelarias e lojas de belas artes e lá acabei por encontrar papel químico amarelo, variedade que até agora não conhecia.
O tecido veio de uma camisola velha e as linhas dos restos da mãe.
Para quem quiser experimentar existem vários tutoriais na net, assim como esquemas e desenhos. Fica aqui uma indicação por onde começar.

http://www.purlbee.com/sashiko-tutorial/

Já tive oportunidade de a experimentar numa pequena dor muscular e fiquei muito satisfeita, só um pouco desiludida por a almofada não ser maior. Paciência, para o ano volto a juntar mais caroços para fazer mais almofadas.




Estas tartarugas também as comecei pela época das cerejas, mas demoraram muito a acabar. Foram de férias comigo e voltaram. Agora já podem seguir os seus destinos até às mãos de 2 meninos, de 2 e 3 anos. Espero que gostem!

Eu gostei de as fazer. A minha habilidade no crochet é reduzida e tive alguma dificuldade em algumas partes, mas puxei pela imaginação e consegui terminá-las. É por isso que não são iguais entre si, nem com o esquema original.

O fio é de algodão e o recheio lã de ovelha em rama. Tudo próprio para crianças pequenas.


2 comentários:

  1. Já fiz um workshop de Sashiko e gostei, não há é tempo para coninuar e aperfeiçoar... As tartarugas são lindas, gostei muito.

    Beijinhos e bom trabalho.

    ResponderEliminar