segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Saberes antigos

Não sendo alentejana, sempre senti curiosidade em perceber o modo como as pessoas que me rodeiam vivem, pensam, agem, sentem.

O Alentejo é uma região com características próprias. Os alentejanos são um povo orgulhoso que das fraquezas faz força.

Dado o seu isolamento e o contacto próximo com a natureza, aprenderam a interpretar-lhes os sinais para preverem o estado do tempo, que interferia com a sua principal actividade – a agricultura.

Em Agosto, as canículas permitem-lhes prever o tempo para o próximo ano. Cada dia de Agosto corresponde a um mês do ano seguinte.
O 1º de Agosto não se conta, tira-se para ele. O 2º de Agosto corresponde ao tempo do mês de Janeiro e assim sucessivamente até ao dia 13 de Agosto que corresponde a Dezembro.

Depois vêm as segundas canículas que, dizem, são as mais certas. Tiram-se dois dias, um para ele e outro para ela. Já se perdeu o significado destes ditos. A partir de dia 16 volta-se a Janeiro… até ao dia 27 que volta a ser Dezembro.

A acreditar nos antigos o próximo ano vai ser muito quente. Até aqui só tivemos tempo quente, só no dia 2 e 8 esteve mais enublado (será Janeiro e Julho). Vamos ver como corre o resto do mês e se as segundas canículas confirmam estas indicações.
Para o ano vamos ver se as previsões estão correctas.

Se não se confirmarem é porque ainda não sei interpretar bem os sinais da natureza.


É claro que outras regiões do país têm também as suas especificidades e tradições tão interessantes como as do Alentejo, se calhar até com fundamentos semelhantes. Fiz uma pequena pesquisa antes de publicar este post e esta tradição é interpretada de maneira diferente por várias pessoas… qual estará certa? Todas, penso eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário