quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fim-de-semana ideal

Um fim-de-semana ideal poderá ser como este que passou.
Fiz um dos meus passeios preferidos de sábado, fomos ao mercado a Estremoz. É um belo passeio. Gosto de ver as velharias, algumas mais velhas e outras mais novas.
Este gosto pelas feiras e mercados vem de trás, vem das férias da infância, em S. Pedro de Sintra. Acordar cedo com o barulho de metal dos martelos a pregar as estacas que iam segurar os toldos. Logo ao pé da porta tínhamos os bolinhos de feira, as ferraduras, o pão de centeio e de trigo, o queijo e os enchidos… os legumes e frutas da região, aquelas perinhas pequeninas e tão saborosas… que ricos almoços de feira. A visita às velharias era sagrada, com muita calma para ver tudo bem visto.

Em Estremoz gosto do movimento, de encontrar pessoas conhecidas, do mercado das hortaliças, do café e bolo na Pastelaria Formosa (os garotos não dispensam o xadrez e o folhado de salsicha), das farturas, e de me perder nas velharias. Às vezes encontram-se preciosidades incríveis. Tenho lá comprado coisas muito bonitas. Já me pus de castigo durante uma semana por me ter excedido, mas nunca me arrependi.



Esta foi a minha última aquisição. Adoro o padrão, adoro as cores… Está um bocado gasto e parece-me que não foi rematado, ou seria mesmo assim?
Noutra ocasião encontrei um “taleguito” do pão, feito com estas tiras, creme e cor-de-rosa, unidas justapostas em vez de ser pelos “bicos” como este… muito bonito também.
Ainda aproveitei para ir à loja das lãs procurar mais para completar a minha mantita. Vai andando, devagarito.
O fim-de-semana prosseguiu com a visita da mana, muita conversa, fiar um bocadito, uma bela sopita de beldroegas… foi um descanso.

Esta semana vou de férias… Até à volta.

2 comentários: