terça-feira, 8 de novembro de 2011

Finalmente acabadas!

Ando desde o verão com um projecto enfiado nas agulhas.

Levei para férias umas meaditas fiadas por mim, na esperança de as transformar em meias para o inverno.
Comecei bem, escolhi dois modelos simples este e este,  e atirei-me ao trabalho.
O primeiro par foi rápido. Apesar de não ter muito jeito com as agulhas, consegui fazer um pequeno rio ao longo da meia.
Já o segundo par ficou pendurado nas agulhas por muitas semanas ( 3 meses!). A semana passada peguei nelas e terminei-as, a pensar que já começam a ser de utilidade. Gostei muito deste modelo, que só percebe que é uma meia quando se chega à perna. Antes disso é muito difícil ver onde está o calcanhar.


Aproveitei ainda para fazer experiências de tinturaria. Tingi um par com couve roxa. Não se consegue perceber muito bem, mas fiquei com um par de meias azul-arroxeado-acinzentado......já viram de que cor fica o caldo da salada de couve roxa no fim da refeição? é essa cor mesmo, azul oxidado.

Foi uma supresa para mim, pois já tinha feito esta experiência sem usar alumen e obtive um rosa pálido. Não sei se foi do alumen ou de ter o caldo feito à alguns dias, mas desta vez ficou azul!

E falando do alumen não posso deixar de partilhar uma pequena cena em que participei quando fui à drogaria comprá-lo. Quando entrei estava uma senhora a olhar para as prateleiras com um ar fascinado. Fiz o meu pedido à droguista, e enquanto pesava, a senhora perguntou-me em inglês "What do you use alumen de potássio for?", lá lhe respondi da melhor forma possível enquanto via a cara de encantada dela. "We don't have anything like this in Spain.". Pois eu não acredito que não haja, acredito mais que já são assuntos muito esquecidos e muita gente já nem sabe o que é uma drogaria,  mas pelo ar de encantamento de certeza que tinha vontade de saber mais.   

3 comentários:

  1. Olá, as meias ficaram lindas, estou a experimentar fazer umas, mas não sou tão ambiciosa, vou fazer umas pequenas só para experimentar, quem sabe depois não me meto em mais aventuras :-)
    Parabéns, a cor ficou linda. Bjos doces

    ResponderEliminar
  2. Ficam muito bem! A lã ficou muito uniforme e contribuiram para umas boas meias! Adorei a cor! Ando a pensar em tingir as minhas lãs, mas não estava a pensar em usar alumen. Esse funciona como "fixante" não é? Sei que há quem use o vinagre com esse fim...

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar
  3. Olá Mónica,

    Usei alumen para fixar a cor. Nem todos os corantes fixam com vinagre (embora também prefira usar vinagre). Sei que o açafrão e o Powerade fixam muito bem sem alumen, mas a couve roxa não, o azul é dificil de fixar, mesmo com alumen.

    Até breve!

    ResponderEliminar