sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Laylock Coze

 
Seguindo o desafio da autora do blog Laylock, já de outubro do ano passado, lancei-me com este modelo - "Coze".
É um modelo extremamente simples e por isso engenhoso. Um colete é feito a partir de um simples quadrado e de um rectângulo.
Para dificultar uma tarefa, que parecia simples, recorri ao livro "Knitting Counterpanes", da Mary Walker Phillips", e escolhi um quadrado que pode servir de base para uma colcha, ou não. Este quadrado chama-se "Theresas's pattern". Não cheguei a completar o quadrado como indicado porque me parecia que já tinha o tamanho certo e porque a lã estava a desaparecer rapidamente.
Gostei muito do resultado desta parte do trabalho. Fiquei a pensar em fazer mesmo uma colcha em lã grossa. Deve dar um efeito espetacular. Depois de lavado e esticado o efeito é ainda mais bonito.
 
 
 
 
Para "enfeitar" a orla do rectângulo que faz as frentes, tricotei uma renda de bico, do mesmo livro, "Florence Border". Os buracos da renda servem para apertar os botões, que são feitos a partir de um troco de árvore. Obrigada Mana.


 
A lã utilizada é de produção caseira. Cresceu cá no Monte e aqui foi lavada, limpa e fiada. Só foi a Lisboa para ser cardada e voltou logo.
Utilizei agulhas número 6. Para trabalhar com esta lã preciso de investir mais em agulhas mais grossas, a lã agradece.
O que faria diferente? tinha o feito um pouco maior, só um pouco, mas a lã já se tinha acabado...
O que é espetacular é o aconchego da lã, dá um conforto inigualável.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

À volta das meadas

Estas foram as minhas primeiras experiências na roda de fiar da minha mana. A lã encarnada e amarela foi comprada na brancal e a castanha na retRosaria. A lã branca foi fiada pela minha mana e é das ovelhas cá de casa.


Estão sempre relacionadas com a memória desse verão...

Pelas cores estas pequenas meaditas lembravam-me as mantas alentejanas. Gosto bastante da sua mistura de cores e de desenhos. Também tive a sorte de conhecer uma senhora que frequentou um curso de tecelagem e me emprestou os seus apontamentos, que me ajudaram a fazer o desenho desta gola.


A gola é bastante quentinha, embora não seja fofa, tem carácter, tem personalidade.

Estas bolas de lã feltrada são feitas com a lã de menor qualidade. Foi uma ideia que encontrei na net.



Dizem que ajudam a secar a roupa na máquina de secar. Das tentetivas que fiz parece-me que é verdade, a roupa seca mais depressa.

Acabei agora mesmo uns sapatinhos para usar quando estou a fiar, mas parece-me que vão ser bons também quando calçar as botas que estão um bocadinhos grandes.