quarta-feira, 10 de julho de 2013

O que se faz por aqui?

Por aqui faz-se o que este calor deixa... quer dizer, faz-se pouco. E principalmente trabalhos morosos.
O tempo livre tem sido dedicado ao trabalho da lã: lavar, abrir, cardar e fiar. Estas voltas levam muito tempo... tempo necessário para se conseguir um bom trabalho.
Há muito, muito tempo vi numa feira de velharias uma máquina para trabalhar a lã a que chamaram cardadeira. Nunca tinha visto ou ouvido falar (nos meus escassos conhecimentos) da aplicação deste aparelho no tratamento da lã em Portugal. Pesquisei e a Mana descobriu que se chama picker na América. Pesquisamos bastante e a mana ainda fez algumas tentativas para o construir. Conseguiu encontrar um livro em que aparece o esquema da autoria da Paula Simmons. Mandei construir a cardadeira a um marceneiro e cá está o resultado.
Agora vou aprender a tirar o melhor partido da cardadeira.
Para completar o tema, uma vez numa reportagem da RTP no Museu de Lanifícios da Covilhã vi um aparelho que me pareceu semelhante. Está planeado um passeio à Covilhã para tirar as teimas.



Cá está uma meadita a esticar no sarilho. Faltam-me fazer mais algumas que o próximo projecto vai ser grande...
 
No resultado da actividade dos últimos tempos temos também uma mala que segue um modelo de construção engraçado. Como quem conta um conto acrescenta um ponto aqui também temos algumas alterações ao modelo original. Ficou engraçada.
 
Temos também um Sagrado Coração de Jesus que cresceu durante o mês de Junho e está a aguardar para ser emoldurado. Estava a pensar usar um bastidor para o esticar, vou ver se encontro um suficientemente grande.
 
E mais? doce de figo para aproveitar os primeiros morangos da época que ainda não são muito bons.
Já agora, encontrei uma receita de doce de framboesa e chocolate que é muito parecida com a que utilizei para os morangos. Ainda a vou experimentar.


Agora vou fazer planos para as férias. Agora ou mais tarde esta exposição tem que ser incluída. Queres vir Mana?

2 comentários:

  1. Olá, adorei ver que vocês conseguiram recuperar a cardadeira, ficou estupenda. Eu sou alentejana e a minha Bisavó tinha um tear, agora meti na cabeça e ando a ver se o encontro, penso que está com alguém da família, sabem é que eu amo panos e coisas assim feitas à mão. Trabalho aqui em Lisboa, mas não gosto de cá estar o meu único escape é fazer trabalhos manuais que me foram ensinados pela minha querida avó e pelo meu pai, que trabalhava a madeira. A exposição parece interessante, mas não dá para ler onde é, será que vocês me poderiam dizer onde se realiza?
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria,
      a exposição é no Museu de Arte Popular, em Lisboa, em Belém. Parece-me que deve valer bem visita.
      Beijinhos

      Eliminar