domingo, 25 de novembro de 2012

Fim de Semana de Chuva

Este foi o primeiro fim de semana de chuva! Choveu dia e noite, tudo de seguida. Só deu para ir à rua num pulinho para não apanhar uma molha.
Foi o fim de semana certo para começar as prendas de Natal. Já falta pouco tempo e ainda há muito por fazer. Mas apesar de ter estado ocupada, a ponto de ficar com dores nos braços, não são esses afazeres que posto hoje. O tempo está muito escuro e não consegui tirar fotografias. Vai ter de ficar para a próxima. 

Depois da paragem "forçada" aqui do blog, resolvi dar uma arrumação às minhas tralhas. Entre sacos e saquetas descobri muitos tecidos esquecidos. Juntei tudo e deu uma quantidade considerável de pequenos tesouros guardados a que resolvi dar uso. 

Comecei por estas duas mantas com base numa fazenda tradicional. E para lhe dar cor juntei um tecido de algodão mais alegre. 
Têm tamanho para camas de grades e deixar os mais pequenos aconchegados no irverno que aí vem. 
O que mais gosto é o ar leve e fofo, como uma nuvem quentinha.



Estão disponíveis aqui.

Boa Semana!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Azeitar

Azeitar foi a última experiência que fiz... azeitar a lã que já tinha sido cardada para poder fiar com mais facilidade.
A princípio achava a ideia estranha, quer dizer... primeiro lavamos a lã para tirar a gordura natural e depois acrescentamos mais gordura? Mas seguindo a sabedoria tradicional resolvi experimentar. Experimentei uma receita do Aldem Amos.
A realidade é que as minhas ovelhas não são de nenhuma raça destinada a aproveitar a lã, nem as criamos com os cuidados necessários para tirar o melhor partido da lã, elas pastam no campo em liberdade e agarram TODA a espécie de porcaria, natural claro.



 
Quando vejo algumas fotos de ovelhas e vejo aquele pelo comprido e sedoso fico a pensar que com esta qualidade de lã nunca conseguirei um fio muito perfeito.
Assim resolvi azeitar e está a resultar. 
A lã torna-se mais fácil de fiar. Não estou à procura de um fio perfeito, precisamente ao contrário, quero um fio com alguma consistência mas com alguma irregularidade também... logo eu que gosto das coisas muito alinhadinhas!

 
Vamos continuar a experimentar para ver o que sai. Para já azeitei também o chão, vamos ver se não caio ;)