sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Azeitar

Azeitar foi a última experiência que fiz... azeitar a lã que já tinha sido cardada para poder fiar com mais facilidade.
A princípio achava a ideia estranha, quer dizer... primeiro lavamos a lã para tirar a gordura natural e depois acrescentamos mais gordura? Mas seguindo a sabedoria tradicional resolvi experimentar. Experimentei uma receita do Aldem Amos.
A realidade é que as minhas ovelhas não são de nenhuma raça destinada a aproveitar a lã, nem as criamos com os cuidados necessários para tirar o melhor partido da lã, elas pastam no campo em liberdade e agarram TODA a espécie de porcaria, natural claro.



 
Quando vejo algumas fotos de ovelhas e vejo aquele pelo comprido e sedoso fico a pensar que com esta qualidade de lã nunca conseguirei um fio muito perfeito.
Assim resolvi azeitar e está a resultar. 
A lã torna-se mais fácil de fiar. Não estou à procura de um fio perfeito, precisamente ao contrário, quero um fio com alguma consistência mas com alguma irregularidade também... logo eu que gosto das coisas muito alinhadinhas!

 
Vamos continuar a experimentar para ver o que sai. Para já azeitei também o chão, vamos ver se não caio ;)
 

1 comentário:

  1. Eu sou uma vergonha, nem tenho pegado na minha roda...

    Como te percebo com a lã a que lá tenho (minha) também é assim e ainda nem sei o que faça com ela, pois só a pensar em a lavar novamente perco qualquer vontade...

    O azeitar também me faz confusão, mas a sabedoria popular lá deve ter alguma razão! Depois conta mais!

    Bjs

    Mónica

    ResponderEliminar