quarta-feira, 11 de abril de 2012

Modelos Engenhosos

No último post falei de modelos de tricot com uma construção engraçada. Hoje vou voltar ao tema.

No final do ano passado encontrei um xaile, verdadeiramente engenhoso, pela sua simplicidade.

Como gosto muito de tricot circular e de tricot rendado, já me tinha ocorrido a ideia de utilizar os antigos naperons rendados, redondos, como base para construir um xaile. Mas a ideia nunca chegou às agulhas.

Quando vi uma ideia semelhante concretizada não hesitei e passei às agulhas. Encontrei-o neste blog de que gosto verdadeiramente. Acho a sua autora genial, pela sua criatividade e pela generosidade em partilhar tantas descobertas que vai fazendo.



Este xaile foi feito com uma lã muito bonita, da Brancal, mas que não se adaptou nada ao desenho. Para este efeito teria sido melhor uma lã lisa ou suavemente matizada.

As fotografias não foram das melhores que já tirei, o xaile foi dos primeiros que ofereci, no início de Novembro e já deu algum aconchego à sua dona.




Depois encontrei um desenho de um casaco fabuloso, seguindo a mesma base, um quadrado tricotado. A Receita é da Garnstudio Drops, o nome é Secret Garden – jardim secreto. Nada parece mal neste projecto.
A lã que estou a utilizar é a austrália, também da Brancal. Estou a usar 2 fios para ficar com a grossura pretendida. Gostava de experimentar os fios originais mas a diferença de preço é abismal e esta lãzinha faz um bom trabalho. O pior é que a lã está a acabar… tenho que ir buscar mais (lá tenho que ir dar uma voltinha a Lisboa, ;) )


Parece-me que esta técnica está a ganhar adeptos. Num outro blog que sigo encontrei outro modelo de xaile utilizando a mesma ideia. E este é também muito bonito...
Por aqui, pelo Alentejo, manteve-se a tradição de passar a segunda-feira de Páscoa na ribeira a comer os restos do borrego da Páscoa.

A tradição já não é o que era. Em vez do borrego levámos umas empadas que a minha mãe fazia e faz muito bem, são empadas da Cornualha, uma especialidade, as dela claro, que eu não acertei com a massa. Para a próxima sai melhor, de certeza.

O que se manteve foi o passeio pelas margens da Ribeira. Que bonita que é esta paisagem. O dia magnífico ajudou à festa. Para o ano há mais.





Sem comentários:

Enviar um comentário