domingo, 26 de setembro de 2010

Os anos da I&M

A I&M são filhas de uma amiga de longa data. São duas meninas pequenas nascidas no mesmo dia, apesar de não serem gémeas. Isso implica fazer duas prendas para o mesmo dia, o que com as restrições de horário ia ser complicado. Como as meninas partilham o mesmo quarto, decidi fazer um puff. Um modelo simples e rápido.
Para fazer exterior do puff escolhi um plástico-tecido, tem o aspecto de um tecido, mas é inteiramente plástico, muito fácil de limpar, o ideal para esta aplicação.
O senão chegou quando pus o o tecido à máquina para coser. A máquina não tem força suficiente para furar e puxar este material. Acabei por ter de coser tudo à mão. Planeava usar uma tarde a fazer o puff, mas passei um fim de semana inteiro à volta das costuras, e ainda ganhei 2 calos nos dedos!

Apesar de todo o trabalho as meninas gostaram muito...à excepção da cor. Eu devia ter adivinhado que meninas desta idade só conhecem uma cor, o cor de rosa.


Com as aparas fiz dois estojos. Um mais clássico com fecho de correr e outro com fecho de orelhas.
Foi a primeira vez que usei este tipo de fecho e posso dizer que não correu muito bem. Mas valeu a experiência, para a próxima já corre melhor.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

...

O annis já está terminado há algum tempo. Já foi esticado e experimentado.



Acrescentei-lhe duas luvinhas sem dedos. Combinam bem e foram fáceis de fazer: 3 repetições do padrão, em 4 agulhas, mais umas voltinhas lisas, e ficaram prontas.
Gostei muito do efeito final. Talvez este xaile beneficiasse de uma cor mais clara e uniforme, mas não estou arrependida da escolha que fiz.
Esta lã é muito bonita pelo efeito de cores que produz, embora seja um pouco áspera, mas não em demasia.
A minha princesa fez a passagem de modelos.



Entretanto aguardo a chegada de uma nova priminha. Como não podia deixar de ser, vai ter um casaquinho.
Podia lá deixar passar a oportunidade de experimentar o baby surprise jacket? Ainda por cima com gorro e botinhas a condizer?



Gosto da lã trekking, tem bonitos efeitos, embora procurasse uma cor menos tradicional para menina. Esta também não está mal. Não me posso descuidar com o tempo. O casaquinho é mesmo para os primeiros tempos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Caroços, Bordados e Tartarugas

Durante a época das cerejas, andei a juntar os caroços. Queria fazer uma almofada de caroços de cereja e experimentar o aconchego no inverno que aí vem. Mas este verão não foi ano de fruta e as cerejas não abundaram, mesmo assim consegui juntar o suficiente para fazer esta pequena almofada. Tem certa de 15 cm por 7 cm.
Para a "fronha" da almofada resolvi experimentar uma técnica de bordado Japonês que me fascina muito, sashiko. A técnica é muito fácil, só requer paciência e tempo. O mais difícil foi encontrar papel químico para transferir o desenho. Parece que já não se usa. Percorri várias papelarias e lojas de belas artes e lá acabei por encontrar papel químico amarelo, variedade que até agora não conhecia.
O tecido veio de uma camisola velha e as linhas dos restos da mãe.
Para quem quiser experimentar existem vários tutoriais na net, assim como esquemas e desenhos. Fica aqui uma indicação por onde começar.

http://www.purlbee.com/sashiko-tutorial/

Já tive oportunidade de a experimentar numa pequena dor muscular e fiquei muito satisfeita, só um pouco desiludida por a almofada não ser maior. Paciência, para o ano volto a juntar mais caroços para fazer mais almofadas.




Estas tartarugas também as comecei pela época das cerejas, mas demoraram muito a acabar. Foram de férias comigo e voltaram. Agora já podem seguir os seus destinos até às mãos de 2 meninos, de 2 e 3 anos. Espero que gostem!

Eu gostei de as fazer. A minha habilidade no crochet é reduzida e tive alguma dificuldade em algumas partes, mas puxei pela imaginação e consegui terminá-las. É por isso que não são iguais entre si, nem com o esquema original.

O fio é de algodão e o recheio lã de ovelha em rama. Tudo próprio para crianças pequenas.