sexta-feira, 23 de julho de 2010

Férias – 1ª parte

A primeira parte das férias correu bem. Os miúdos adoraram. Encheu-lhes as medidas. Grande prenda que a Tia V. lhes deu.



Eu procurei, procurei e encontrei… pelo menos uma das direcções que levava. La Droguerie. Não saí de lá sem uma comprita, pequenita, pequenita, mas vim bem satisfeita. Depois das férias eu mostro.



Entretanto vamos à 2ª parte, bem mais descansada, espero eu.
Praia, cá vamos nós...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fim-de-semana ideal

Um fim-de-semana ideal poderá ser como este que passou.
Fiz um dos meus passeios preferidos de sábado, fomos ao mercado a Estremoz. É um belo passeio. Gosto de ver as velharias, algumas mais velhas e outras mais novas.
Este gosto pelas feiras e mercados vem de trás, vem das férias da infância, em S. Pedro de Sintra. Acordar cedo com o barulho de metal dos martelos a pregar as estacas que iam segurar os toldos. Logo ao pé da porta tínhamos os bolinhos de feira, as ferraduras, o pão de centeio e de trigo, o queijo e os enchidos… os legumes e frutas da região, aquelas perinhas pequeninas e tão saborosas… que ricos almoços de feira. A visita às velharias era sagrada, com muita calma para ver tudo bem visto.

Em Estremoz gosto do movimento, de encontrar pessoas conhecidas, do mercado das hortaliças, do café e bolo na Pastelaria Formosa (os garotos não dispensam o xadrez e o folhado de salsicha), das farturas, e de me perder nas velharias. Às vezes encontram-se preciosidades incríveis. Tenho lá comprado coisas muito bonitas. Já me pus de castigo durante uma semana por me ter excedido, mas nunca me arrependi.



Esta foi a minha última aquisição. Adoro o padrão, adoro as cores… Está um bocado gasto e parece-me que não foi rematado, ou seria mesmo assim?
Noutra ocasião encontrei um “taleguito” do pão, feito com estas tiras, creme e cor-de-rosa, unidas justapostas em vez de ser pelos “bicos” como este… muito bonito também.
Ainda aproveitei para ir à loja das lãs procurar mais para completar a minha mantita. Vai andando, devagarito.
O fim-de-semana prosseguiu com a visita da mana, muita conversa, fiar um bocadito, uma bela sopita de beldroegas… foi um descanso.

Esta semana vou de férias… Até à volta.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Brincadeiras de Fim-de-semana

É engraçado… parece que este blog só vive dos fins-de-semana. É quando se consegue aproveitar algum bocadinho para experimentar coisas diferentes.

Já há muito tempo tinha visto estes carimbos feitos com simples borrachas. É claro que em pequena os carimbos eram de batata, mas estes talvez durem mais.
A habilidade não é muita, a inspiração foram estes rabiscos,



a técnica é fazer o desenho na borracha e ir retirando o que está a mais com um X-acto. A borracha é muito macia, corta-se bem, bem demais se não temos cuidado…



Gostei do resultado.
Vou procurar borrachas maiores e novas ideias para carimbar.

Continuo às voltas com a minha manta. Já imaginei outra forma de fazer os quadrados.



Pelo menos faço 4 de uma vez.
Inspirada na Elizabeth Zimmermann, utilizando o método das voltas curtas (short-Rows), montei um lado do quadrado, deixando em cada volta mais uma malha na agulha até fazer um triângulo, mudo de cor para completar o quadrado e fico com as malhas na agulha para iniciar o 2º quadrado. Só depois encontrei o Knitting Techniques for more Successful Knitting , no Knitting Daily. Explica como fazer as tais shot-rows sem deixar buracos. Poderá ajudar a fazer as transições mais bonitas e não deixar uns buracos tão grandes….Terei que experimentar mais tarde. Até porque esta técnica promete.

Por agora decidi acabar a mantinha como a iniciei, com quadrados feitos na diagonal, mudando a cor ao meio. Na agulha já estão alguns triângulos, falta completar… vamos fazendo.

Entretanto descobri uma delícia… vai um licorzinho de chocolate?




Encontrei a receita na revista lusitana. Sou gulosa. Experimentei. Fica um licor espesso e gostoso. No inverno deve ser bom, mas no verão com um cubinho de gelo também é. Este foi feito com cacau, para não ficar tão doce. O próximo vai ser com metade de chocolate e metade e cacau.
Até ao próximo fim-de-semana...

Antes das Férias

Estou quase de férias! Vão ser 15 dias de calma, fora da rotina.
Já comecei a fazer as "malas", ando a juntar as ideias e os materiais para os projectos das férias.

No escritório tenho uma pilha de jornais velhos. Todos os dias pego num jornal gratuito que leio no escritório com o café. É um ritual para começar o dia. Depois de lido vai para um monte no canto da minha secretária. Tenho pena de os deitar fora sem mais nem menos. Têm ficado ali à espera que me surja uma ideia....mas até agora nada!

Por isso fica aqui o desafio! Se esta pilha de jornais estivesse na vossa secretária o que fariam com ela?

Aceitam-se ideias.

Boas Férias